A cervicobraquialgia é a denominação para a dor na região cervical (pescoço e nuca) que se irradia para parte ou todo o membro superior (braço e mãos). Além da dor, ela pode estar acompanhada de rigidez articular, tensão muscular, perda ou alteração de sensibilidade, diminuição da força muscular, alteração nos reflexos e na movimentação dos membros superiores, pescoço e cabeça.
Pode ter vários fatores causais como: postura inadequada, estresse ocupacional e psicológico, doenças reumatológicas e degenerativas (artrites, artroses, hérnias discais), traumas no pescoço, movimentos repetitivos e etc.
Para que o tratamento da cervicobraquialgia seja o mais adequado possível é necessário que se estabeleça inicialmente as suas causas, através de uma avaliação criteriosa.
Dentre os tratamentos mais utilizados está a fisioterapia que pode usar vários recursos como: terapia manual (quiropraxia, osteopatia, mobilização neural), eletroterapia, termoterapia, reeducação postural (RPG), exercícios terapêuticos de fortalecimento e alongamento e fisioterapia aquática. A Acupuntura também é um recurso bastante utilizado no tratamento dessa patologia bem como a massagem relaxante e o shiatsu.Todos esses recursos surtem efeitos bastante positivos especialmente quando algumas técnicas são associadas a outras.
Para prevenir a cervicobraquialgia aqui estão algumas dicas:
- Mantenha uma posição ereta da cabeça quando estiver vendo televisão, no cinema ou durante o trabalho em frente ao computador;
- evite carregar peso para o qual não está preparado;
- mantenha os ombros relaxados durante o trabalho no computador ou em tarefas que exijam que os braços não estejam apoiados;
- durma em colchão e travesseiro adequados ao seu tamanho e peso.
- e pratique atividade física com regularidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário