O percentual de fumantes acima de 15 anos em Santa Catarina está próximo da média nacional. De acordo com a Pesquisa Especial do Tabagismo, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 17,1% dos catarinenses declararam fumar, diante de 17,2% dos brasileiros. No ranking com todos os Estados, ficou na 15ª posição.
Segundo o levantamento, Santa Catarina tem ainda o menor percentual de fumantes na região Sul. No Rio Grande do Sul e no Paraná, 20,7% e 18,4%, respectivamente, disseram não dispensar o cigarro. A média coloca o Sul como a região com o maior percentual do Brasil: 19%.
O consumo de cigarros e derivados do fumo em locais públicos de uso coletivo fechados ou parcialmente fechados em Florianópolis, passam a ser proibidos de acordo com a Lei Municipal número 8.042/2009.
A partir de agora, estabelecimentos comerciais terão de orientar seus freqüentadores sobre a restrição. Quem descumprir as orientações — fumantes e empresários — pode ter de pagar multa de até R$ 1,2 mil.
No caso dos donos de estabelecimentos, o local pode ser fechado por 30 dias ou até acabar com o alvará de funcionamento cassado no caso de reincidência.
A nova lei em vigor tem como principal objetivo, a conscientização sobre os perigos e males do tabagismo, desta forma buscando hábitos mais saudáveis na qualidade de vida.
Segue abaixo 5 dicas da equipe Vida Ativa para contribuir no combate ao tabagismo:
Planeje
Determine um dia em que você vai parar e crie um plano de ação para chegar lá. Depois que você parar, não fume - NEM UMA TRAGADA!
Procure ajuda
Pesquisas mostram que você tem uma maior chance de conseguir parar de fumar se tiver ajuda. Sua família e amigos podem oferecer apoio para ajudá-la a lidar com acontecimentos que aumentem sua ansiedade e sua vontade de fumar.
Mude sua rotina
Inclua ATIVIDADE FÍSICA na rotina diária e procure controlar o stress de maneiras saudáveis.
Se alimente bem
Para que a alimentação seja saudável, é preciso que contenha todas as substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo. Seja persistente e disciplinado, pois seus hábitos não irão mudar em curto prazo. Mas com o tempo você irá se acostumar e vai perceber que alimentos que contém mais fibras e proteínas irão mantê-lo saciado por mais tempo. Em longo prazo esses novos hábitos irão te ajudar a perder e, consequentemente, a manter o peso.
Esteja preparado
A maior parte das recaídas ocorrem nos três primeiros meses depois de parar, e a maior parte das pessoas tentam diversas vezes antes de finalmente conseguir largar o cigarro. Tente evitar situações "tentadoras", como beber ou sair com fumantes.
(Dr. Dráuzio Varella)
Nenhum comentário:
Postar um comentário