27 de janeiro de 2011

12ª Etapa Expedição América do sul

Após viajarmos pelas lindas estradas peruanas com praias, sol, chuva e neve chegamos a Bolívia.
A fronteira de Desaguadero é realmente assustadora, uma verdadeira miséria onde de um lado ficam os tramites peruanos e do outro os bolivianos. As pessoas entram e saem livremente na fronteira, inclusive nós, pois para tirar xerox dos documentos eu fui até a Bolívia a pé e voltei.
No lado Peruano precisamos passar em três órgãos distintos (imigração de pessoas, imigração do carro e municipalidade). Nossos documentos estavam todos corretos, porém o policial peruano nos solicitou uma taxa de seguro que não existe no valor de 100 soles. Para não haver maiores problemas pagamos, pegamos os carimbos necessários e passamos para o outro lado.
No lado boliviano realizamos os tramites de pessoas e do carro (fundamental, pois muitas pessoas perdem seus carros 1km à frente em uma barreira policial por não fazer a declaração de veículo).
Não pagamos nada e fomos liberados. Durante todo o tempo que ficamos nas fronteiras nenhum carro passou, apenas milhares de pessoas cruzando de um lado para o outro sem nenhum controle.
Existem apenas duas pessoas que fazem o controle da fronteira do lado boliviano, na hora que chegamos uma delas estava na hora do almoço e enquanto a policial fazia nossa papelada milhares de pessoas passavam correndo com bicicletas e carrinhos lotados de contrabando.
Tudo certo pegamos a estrada e de repente, uma barreira. Esse é o lugar que vimos vários relatos de brasileiros que perderam seus carros. Se você não tiver o doc de entrada de veículo na Bolívia eles apreendem seu carro e depois vendem com os dados alterados. O consulado nos informou disso e falou que se não pegássemos esse doc perderíamos o carro logo após a fronteira e nada poderia ser feito, pois estaríamos ilegais nos país. Como estávamos com todos os docs corretos a policia nos liberou e pediu apenas uma “contribuição” para a equipe de futebol dos policiais bolivianos.
Continuamos a caminho de La Paz , mais ou menos 3km para frente a polícia do exército nos parou, neste o negócio era o controle de contrabando, fomos salvos por três fatores, um o nosso carro ser lacrado na película e eles nem viram que estávamos atolados de coisas nos bancos de trás, a segunda porque um dos soldados xingou o outro falando: São Brasileiros vindos do Peru seu….não tem nada! E a terceira com certeza foi por Deus que sempre vem nos iluminando e abrindo nossos caminhos.
Mais a frente paramos no primeiro pedágio boliviano, neste o controle era realizado pela policia, nos cobraram primeiro 7 bolivianos, depois 7,50 e no final saiu por 8.
Seguimos viagem com um belo visual das montanhas nevadas e muito verde. Nossa entrada em La Paz foi um pouquinho conturbada, pois erramos o caminho e fomos direto à Alto La Paz, uma imensa pobreza e transito caótico.
Caminho certo chegamos a La Paz! Lindos prédios, uma mega cidade. Optamos por dormir em uma cidade próxima, linda e pelo que observamos muito rica.
Vamos passar alguns dias aqui e depois continuar cruzando a Bolívia ate o Paraguai.







Confira as fotos no site: www.vidaativasc.com.br

Parceiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário